quarta-feira, 13 de julho de 2011

Histórias










OS DOIS LOBOS

Um velho avô, depois de escutar as lamentações de seu neto contra um amigo que o havia magoado, contou a seguinte história.
Meu querido neto, eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que aprontaram comigo, me remoendo em mágoas, angústias e me sentindo injustiçado por Deus, o meu alimento era esses sentimentos. Com o tempo percebi que o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. “Lutei muitas vezes contra estes sentimentos”. E ele continuou:
- "É como se existissem dois lobos dentro de nós. Um deles é bom e não fere ninguém. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende com coisas pequenas, porque usa a ferramenta do perdão, da tolerância, do silencio da caridade... Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta.
Mas o outro lobo, Ah! esse é cheio de raiva. Mesmo as pequenas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos o tempo todo, sem qualquer motivo, se sente o dono da verdade. Não possui amigos. Age por impulso, fere as pessoas e até sente prazer em algumas situações e diz para si mesmo, estou vingado...
É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma! “Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de nós, pois ambos tentam dominar nosso espírito”. O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou: - "Qual deles vence, vovô?"

O Avô sorriu e respondeu baixinho:

"Aquele que eu alimento mais freqüentemente"

Qual lobo você está alimentando mais?
Tenha alma de criança, a Firmeza de um adulto...
Seja sábio em silenciar aquilo que você não pode mudar...
Tudo acontece no tempo de Deus e não no nosso tempo.



Um comentário: